Educação 2016-10-24T19:51:03+00:00

Educação Quadrangular

 
Escola Bíblica Dominical
A Escola Bíblica Dominical é o principal departamento de ensino da Igreja Quadrangular, pois evangeliza e ensina ao mesmo tempo. É nesta escola que os cristãos têm a oportunidade de estudar a palavra de Deus, uma possibilidade a mais de evangelizar de se regenerar, crescer espiritualmente e desfrutar de uma vida cristã vitoriosa.
Por reconhecer o grande valor da Escola Bíblica Dominical, a Igreja Quadrangular estabelece que todas as demais igrejas da denominação tenham a Escola em sua base, como um dos requisitos para reconhecimento. A EBQ é um ministério para alcançar crianças, jovens, adultos, famílias, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja nos dias apostólicos.
Os objetivos da Escola Bíblica consistem em ganhar almas para Jesus; desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão; afirmar a filosofia de uma vida verdadeiramente cristã; treinar o cristão para o serviço do mestre; e prover ao aluno oportunidades ilimitadas de servir ao Divino Mestre.
O lema da Escola Bíblica deve ser: de todos os alunos, pelo menos um salvo. A cada salvo, um bem treinado. A cada aluno treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico. Assim, o tríplice objetivo pode ser resumido em três frases: aceitar Jesus, crescer em Jesus e servir a Jesus.
As pessoas levam, em média, 900 horas por ano em uma escola secular, preparando-se para a vida terrena. Não podem elas passar pelo menos 52 horas na Escola Bíblica, preparando-se para a vida eterna? Os ensinamentos adquiridos nas Escolas Dominicais são para toda a vida, ajudam os cristãos em suas tomadas de decisões, em suas relações e suas jornadas.
Institutos Teológicos
Desde os primeiros cultos nas tendas, o Pastor Harold Willians e os primeiros missionários formaram pequenos grupos para o estudo da palavra. Estes grupos reuniam-se geralmente após os cultos. As aulas eram ministradas atrás da tenda ou em qualquer lugar onde fosse possível reunir as pessoas, que tinham apenas a Bíblia como material para treinar os obreiros para auxiliar nos trabalhos da tenda. Foi desta maneira informal e improvisada que nasceu o Instituto Bíblico Quadrangular.
Anos mais tarde, foi necessário organizar e oficializar esta área de ensino do Ministério. Em janeiro de 1957, foi fundado oficialmente o Instituto, com nome de Instituto Foursquare Gospel. Depois, foi mudado para Instituto Bíblico Quadrangular. Sua primeira diretora foi a missionária Doris Stuart.
O curso inicial era somente de um ano. Na primeira turma, formaram-se mais de quarenta alunos. No ano de 1986 foi fundado o Instituto Teológico Quadrangular básico, no Campo Limpo, São Paulo, iniciado pelo pastor Marco Antônio Teixeira Lapa. Hoje, muitos líderes já passaram pelo ITQ, ocupando cargos no Conselho Nacional, Estadual e superintendências, além de pastores espalhados por todo o território nacional. São mais de meio século de história.
No ano de 1968 o Missionário Gary Royer fundou também a Escola por Correspondência Quadrangular. O seu objetivo era que a Escola atingisse os membros das igrejas para promover o incentivo ao aprendizado da palavra, formando membros mais alicerçados no evangelho. Porém, alguns pastores viram no curso uma maneira prática para a formação de obreiros e logo se aprovou na Convenção Nacional a regra de que para ser recebido como obreiro da igreja seria obrigatório fazer o curso por correspondência.
O ITQ nasceu das reformas efetuadas no ano de 1987, com a criação da Coordenadoria Nacional dos Institutos. Sendo o Pr. Cairo Marques, nomeado como Coordenador Nacional dos ITQ existentes e estabelecido um cronograma de trabalho que visava difundir o ensino, criando escolas especialmente nas regiões mais afastadas.
Centro de Treinamento Missionário – CTMQs
Jesus Cristo deixou a missão aos seus discípulos de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura. Assim, seus seguidores têm o dever de levar sua palavra aos que precisam, que ainda não têm acesso aos seus ensinamentos. Com o intuito de preparar os cristãos para atender ao chamado de Jesus, a Igreja do Evangelho Quadrangular criou os Centros de Treinamento Missionário (CTMQ), que oferecem cursos intensivos para missões.
O treinamento tem o objetivo de formar e fortalecer o caráter dos alunos, capacitando-os para viver missões de maneira única e intensa, levando o amor e praticando a caridade. Todos aqueles que sentem vontade, ou necessidade, de seguir os passos de Jesus podem participar das aulas, obter conhecimentos e se tornar um novo mensageiro de Cristo.
Os cursos têm duração de quatro a nove meses, em regime de internato, e pretendem intensificar o relacionamento do aluno com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Ao longo das aulas, os alunos já podem servir em igrejas locais, nos finais de semana.
O propósito é fornecer as ferramentas bíblicas e missionárias necessárias à formação de missionários, líderes e pastores espiritualmente fortes, adaptáveis e comprometidos. Nos cursos, pessoas de todos os lugares podem se encontrar, conhecer Deus e seus ensinamentos e, assim, fazer a diferença no mundo.
Chegou a hora de você participar! Há uma geração que precisa urgentemente de Jesus. Se você está ouvindo esse clamor, participe do que Deus está fazendo, prepare-se para servir ao propósito de Deus em sua geração.
Os Centros de Treinamento Missionário Quadrangular (CTMQs) existem para oferecer um treinamento intensivo, formando e fortalecendo o caráter do aluno.
Nosso propósito é equipá-lo com ferramentas bíblicas, missiológicas, entre outras, visando à formação de missionários, líderes e pastores espiritualmente fortes, adaptáveis e comprometidos.
Com duração de 4 ou 9 meses, os treinamentos são em regime de internato e têm como objetivo intensificar o relacionamento do indivíduo com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Ao longo do curso, os alunos servem em Igrejas Locais nos finais de semana.
Pessoas de todos os lugares podem se encontrar, descobrir mais de Deus e fazerem a diferença.
Conheça as unidades e os cursos oferecidos:
CTMQ – Minas Gerais: ctmq-mg@ieqmg.org.br
(31) 3278-2471; (37) 9944-1982
ETEQ – Evangelismo e Discipulado (4 meses)
CTMQ – Pará: contato@ctmqpara.org
(91) 3244-0142 | (91) 3088-5554
ETEQ – Evangelismo e Discipulado (4 meses)
MUT – Curso de Missões Urbanas e Transculturais (9 meses)
CTMQ – Paraná: ctmq-pr@ctmq.com.br
(41) 3332-6633
MUT – Curso de Missões Urbanas e Transculturais (9 meses)
Curso Livre em Teologia (9 meses)
ETEQ – Curso de Evangelismo e Discipulado (4 meses)
English School – Imersão em Inglês (Janeiro)
CTMQ – Goiás: ctmqgoias@hotmail.com
(62) 9125-7626; (62) 9134-6396; (62) 3328-1903
ETEQ – Evangelismo e Discipulado (4 meses)
CTMQ – Rio Grande do Sul: www.quadrangularcaxiasdosul.com.br
(54) 3419-8979; (54) 8106-5057; (54) 9131-4171
ETEQ – Evangelismo e Discipulado (4 meses).
Via: portal4br.com.br