A Igreja do Evangelho Quadrangular 2017-03-30T23:18:43+00:00

ieq

Quem Somos

A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma corporação evangélica interdenominacional que está no Brasil desde 1951. Acreditamos no poder do Espírito Santo, atuando hoje para curar, libertar e salvar o homem, da mesma forma que na igreja primitiva de Jesus. Nos últimos anos crescemos, abrimos novas obras e igrejas. Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, globalmente, a Igreja do Evangelho Quadrangular tem mais de 66.000 igrejas e locais de encontro em 140 países e territórios levando a palavra de Jesus nos 4 cantos do mundo.

A Fundação

A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada durante a grande campanha na cidade de Oakland, Califórnia (EUA) por Aimee Semple McPherson em primeiro de janeiro de 1923. Cheia do Espírito Santo teve a inspiração divina de trazer a mensagem para um auditório com 8 mil pessoas, fundamentada na leitura de Ezequiel 1: 1-28. A essa mensagem McPhersom chamou de Quadrangular. Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja como também foi responsável por diversas ações resultando em grandes impactos evangelísticos.

A Doutrina

Nossa doutrina nos dá preceitos espirituais e conhecimento verdadeiro de nosso Glorioso Senhor Jesus Cristo. As quatro doutrinas centrais da Igreja são: Doutrina da salvação, Doutrina do batismo com o Espírito Santo, Doutrina da cura divina, Doutrina da segunda vinda. Cremos que Jesus tem poder pra Salvar, que Ele batiza com o fogo por intermédio do Espírito santo, que ele cura e em breve voltará. Baseada inteiramente na Bíblia somos uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.

Os Elementos

O Evangelho de Jesus Cristo foi escrito por 4 homens, cada um mostrando uma face da visão de Ezequiel. O rosto de homem, descrito por Lucas como “Filho do homem” que veio para salvar, tendo como símbolo a cruz. O rosto do leão, descrito por João como “Filho de Deus” o batizador com o Espírito Santo, tendo como símbolo a pomba. O rosto de boi, descrito por Marcos como o “Servo” o grande médico, tendo como símbolo da cura divina, o cálice. O rosto de águia, descrito por Mateus como “O Rei que há de vir” tendo como símbolo da 2a Vinda, “A Coroa”.

História

As crenças da Igreja do Evangelho Quadrangular são expressas em sua Declaração de Fé, compilado por sua fundadora Aimee Semple McPherson. Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável por diversas ações resultando em grandes impactos evangelísticos.

about_aimee_semple_mcpherson

Aimee Semple McPherson

A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple McPherson. Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple, com o qual seguiu como missionária para a China.

Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços. Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.

Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, e depois exercida pelo Reverendo Paul Risser. Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:

  1. Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor Deus 24 horas por dia.
  2. Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).
  3. Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.
  4. Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.
  5. Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.

A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX. Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do Espírito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus. Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado. Seus quatro temas predominantes se estabelecem na mesma Bíblia.

Extraído do site www.quadrangular.org