Células Saudáveis Multiplicam

Joel Comiskey nos ensinou muito sobre o perigo de colocar muito foco na multiplicação numérica e não colocar foco o suficiente no discipulado. Quando olho para os nossos sucessos e falhas em multiplicar, eu vejo alguns princípios-chave. O primeiro é óbvio. Células saudáveis produzem células saudáveis. Células doentes não reproduzem. Outras pessoas já enfatizaram este princípio.

O segundo princípio é que novos líderes iniciam novas células. É por isso que é tão importante ter um líder em treinamento que o grupo entenda que vai formar uma nova célula quando a célula-mãe multiplicar. Eu diria que se uma célula não tem um novo líder em treinamento, ela provavelmente não espera se multiplicar. Alguns anos atrás quando nós começamos o nosso grupo protótipo, o objetivo era que todos os membros começassem suas próprias células. Quando olho para nossos grupos hoje, vejo que as células que não multiplicaram não têm um líder em treinamento. Isso é uma mera coincidência ou um resultado indesejado?

Em terceiro lugar, se você não espera alcançar os não convertidos, você provavelmente não vai conseguir alcançá-los. Os membros de seu grupo vão amar uns aos outros, encorajar uns aos outros e pastorear uns aos outros, mas vocês provavelmente não vão se abrir para as pessoas que não conhecem a Cristo. Sem intencionalidade, vocês não vão preparar uma “Lista de Bênçãos” (lista de oração). Vocês não vão procurar formas de conectar seus amigos e familiares não convertidos com as pessoas em sua célula. Na verdade, vocês podem nem tentar desenvolver qualquer amizade com quem não é cristão. No entanto, quando você é intencional sobre fazer amizade com pessoas ao seu redor que não conhecem Jesus, você vai encontrá-las.

Em quarto lugar, o pastor/líder deve manter a visão na frente da célula e da igreja. A multiplicação é uma parte necessária da vida. Quando as células do nosso corpo param de se multiplicar, nós morremos. Quanto mais tempo uma célula espera para multiplicar, mais difícil será para ela dar à luz a uma nova célula. Os membros se sentirão tão próximos uns dos outros que não vão querer sair para formar uma nova célula. A intimidade eventualmente vai impedir que as pessoas de fora se sintam bem-vindas e, por fim, a célula vai envelhecer e morrer.

Existem milhares de igrejas que se dizem amigáveis. Eu acho que a maioria das igrejas acredita que são amigáveis. A maioria gostaria de ter novas pessoas frequentando e até se convertendo. Contudo, a maioria das igrejas na América do Norte não está crescendo. Eu me pergunto: será que isso está relacionado aos princípios que eu mencionei acima? Células saudáveis multiplicam.

 

Autor: Bill Mellinger

Fonte: www.celulas.com.br

By | 2016-11-13T13:16:14+00:00 novembro 13th, 2016|Categories: Artigo, Bill Mellinger|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment